Conhecido como ciclo de Sinner, constitui-se de 4 etapas para que seja realizada uma completa higienização dos ambientes onde se aplicam essa metodologia, são eles;
Temperatura: influi na eficiência do produto químico utilizado, ainda que não seja um fator muito determinante. Apesar de facilitar a limpeza quando há presença de material gorduroso na sujeira, por exemplo, é preciso certo cuidado. Há superfícies que não resistem às altas temperaturas.
Ação química: compreende o conjunto de produtos químicos que devem ser utilizados para cada tipo de ação de limpeza e conservação. Trata-se de um dos fatores fundamentais, já que sempre é necessário escolher o produto que melhor se adapte ao tipo de limpeza, sem deixar de utilizá-lo nas doses recomendadas pelos fabricantes. Essa é a única forma de conseguir os melhores resultados, sem comprometer as superfícies nem prejudicar a saúde das pessoas.
Tempo: é influenciado pelo tipo de superfície a ser limpa, pela sujeira acumulada, o produto a ser utilizado (todos requerem um tempo mínimo para a ação) e, também, se será utilizada uma limpeza manual ou com algum tipo de máquina.
Ação mecânica: correspondente à ação de eliminar a sujeira em si. Pode ser manual, como por exemplo o movimento da mão que passa um pano para eliminar o pó, ou mecânica, no caso de se utilizar uma máquina ou equipamento específico para realizar a atividade, como podem ser as cerdas de uma varredeira. Nesse sentido, é fundamental conhecer perfeitamente as ferramentas que podem ser empregadas na limpeza profissional, porque o uso indevido pode provocar uma rápida deterioração das superfícies.