Furacão pode ter adiado volta à Lua. Entenda

Outra atualização decepcionante da plataforma de lançamento da NASA: a lendária missão Artemis foi adiada novamente e o foguete sofreu alguns danos do furacão Nicole. Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, a tempestade atingiu o sul do Cabo Canaveral, na Flórida, que abriga o Centro Espacial Kennedy (KSC) da NASA.

Jim Free, administrador associado da agência espacial dos EUA, disse: “a agência identificou pequenos danos, como calafetagem solta e rasgos nas coberturas meteorológicas.

“Após vários exames, a equipe descobriu que o furacão Nicole não causou danos sérios”. Além disso, Free acrescentou ainda que o corpo do foguete experimentou rajadas de vento de até 132 quilômetros por hora, que estão “dentro da capacidade do foguete”.

Com a passagem do furacão, a icônica missão Artemis 1 terá lançamento agora em 16 de novembro e será o primeiro voo do “programa de retorno à lua” dos Estados Unidos. Se tudo correr conforme o planejamento, a NASA pretende transportar astronautas para a superfície lunar já em 2025 usando um foguete Artemis.

A agência espacial dos EUA está se aproximando do 50º aniversário de seu último pouso lunar humano em dezembro de 1972, e todos estão ansiosos pelo lançamento. Então, em 16 de novembro, espera-se ver o foguete decolar da plataforma de lançamento.