Novidades sobre atividade vulcânica e Marte reveladas em estudo

Desde que ele foi descoberto, o quarto planeta do nosso sistema solar é alvo de curiosidade e pesquisa. Depois da Terra, Marte é o planeta mais popular. Contudo, ele ainda é uma grande fonte de mistérios. Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá trouxeram mais informações a respeito do Planeta Vermelho.

Através deles, sempre temos novas informações ou evidências encontradas. Por exemplo, agora, segundo os pesquisadores, foram encontradas evidências geofísicas fortes de que Marte ainda possa ter atividade vulcânica. Segundo as estimativas, existe uma pluma mantélica de quatro  mil quilômetros de diâmetro embaixo da Planície Elysium.

Durante muito tempo os pesquisadores acreditaram que o Planeta Vermelho era um local que estava em pleno resfriamento, ou seja, praticamente morto  sem nenhum indício de atividade planetária.

Contudo, essa visão mudou desde a chegada da Missão InSight em Marte. Isso aconteceu porque ela começou a revelar os segredos do planeta e mostrar que ainda existe muito o que ser estudado por lá. Seja na superfície do planeta, ou embaixo dela.

Nesse novo estudo, os geofísicos da Universidade do Arizona mostram a possibilidade de que plumas de convecção existam e que elas estariam levando o magma até a superfície de Marte.

Essa pluma mantélica é, na realidade, um fenômeno geológico. Nele, um fluxo de calor sobe, indo desde as regiões mais profundas do manto até chegar na superfície do planeta. Esse fenômeno acontece no nosso planeta e em Vênus.