Göbekli Tepe é um dos grandes mistérios do mundo. Poucas descobertas arqueológicas intrigam tanto os pesquisadores como a desse local, que pode ser o primeiro templo da humanidade. A estrutura (situada no território da atual Turquia) foi erguida cerca de 10 mil anos antes de Cristo por sociedades nômades de caçadores-coletores do neolítico.
Alinhamento com constelações
Tudo em Göbekli Tepe é misterioso. Desde as técnicas utilizadas para erguer os monolitos sem a ajuda de animais até o fato de que não foram encontrados assentamentos humanos próximos a esse templo. Acredita-se que o local seja um santuário devido a sua configuração e alinhamento com diferentes constelações, e assim deduz-se que existia um culto que olhava para o céu.
As descobertas realizadas na região fazem pensar que esse tenha sido o ponto exato no qual deu-se início a revolução da agricultura, a religião e inclusive a sociedade. É possível que o complexo de templos ou santuários em Göbekli Tepe representasse a fertilidade, a vida ou a abundância, pois relevos encontrados lá representam animais.
Göbekli Tepe é um desafio para os arqueólogos, pois rejeita completamente a ideia de que somente as comunidades sedentárias erguiam construções monumentais. Isso porque o templo foi possivelmente erguido por nômades mais de 5 mil anos antes de Stonehenge ou das pirâmides do Egito.