Arqueólogos ficaram surpresos ao se depararem com nove crânios de crocodilos durante escavações em tumbas de nobres na região necrópole de Tebas, no Egito. Segundo os pesquisadores, é a primeira vez que algo assim é encontrado. A descoberta foi feita por uma equipe da Universidade de Varsóvia, na Polônia.
Deus Sobek
Situada na margem oeste do rio Nilo, a necrópole de Tebas costumava ser usada para enterros ritualísticos durante o período do Novo Império no antigo Egito (entre os séculos XVI a.C. e XI a.C.). Anteriormente, múmias de crocodilos haviam sido encontradas em catacumbas feitas especialmente para animais considerados sagrados. Na religião egípcia, os crocodilos eram associados ao deus Sobek, representado com a cabeça do animal.
Segundo o arqueólogo Patryk Chudzik, que liderou as escavações, a nova descoberta é bastante diferente das anteriores envolvendo restos mortais de crocodilos. “Em primeiro lugar, apenas as cabeças e não os corpos inteiros desses répteis do Nilo foram depositados nas tumbas”, disse ele em entrevista à Newsweek. “Em segundo lugar, eles não foram mumificados, mas apenas envoltos em linho. Finalmente, os restos mortais foram encontrados em túmulos de humanos, não nas catacumbas de animais sagrados”, completou.
Como o local servia de cemitério para pessoas de alto status social, os pesquisadores acreditam que as cabeças de crocodilo devem ter sido presentes para os oficiais importantes enterrados lá. Embora se soubesse que esses répteis eram reverenciados no antigo Egito, esta parece ser uma tradição desconhecida até agora.