O estudo para o Enem é de extrema importância para que se consiga alcançar boas notas.
1. Monte um cronograma de estudos
Planejar os estudos é o primeiro passo. Com tanto conteúdo para estudar, você precisa de uma boa dose de organização para dar conta de tudo.
O cronograma funciona como um jeito eficiente de fazer isso.
Veja quais são os dias da semana e as horas que você tem para estudar. A partir daí, monte seu cronograma, dividindo as matérias e incluindo suas outras tarefas diárias.
2. Conte com métodos de estudo
Sabia que algumas técnicas podem ajudar você no dia a dia, como a técnica Pomodoro.
A técnica Pomodoro divide o fluxo de trabalho em blocos. Você estuda sem parar por 25 minutos – nesse tempo o foco precisa ser total – e depois faz um intervalo de 5 minutos.
3. Faça simulados
Pegue uma prova anterior ou simulados feitos no formato do exame e resolva as questões como se fosse o dia da prova real.
Leve a sério e tente replicar as condições do Enem! Sem interrupções ou consulta a nenhum material.
4. Pratique a redação
Sabe qual é um dos segredos de quem tira nota 1000 na redação do ENEM?
Treinar a escrita do texto dissertativo-argumentativo.
É preciso refletir sobre o tema e elaborar os argumentos concretos e fortes. A partir da prática, você se familiariza com a redação.
5. Cuide do corpo e da mente
Além de descansar, não esqueça de cuidar da saúde. Quando o corpo e a mente estão bem, o aprendizado se potencializa e você se sente melhor.
Portanto, faça exercícios, tenha uma alimentação saudável e durma bem. E, claro, não deixe de se divertir no seu tempo livre!