Aproveite o lixo orgânico
Alguns restos de alimentos, como cascas de frutas, legumes e ovos que não são consumidos podem adquirir novas funções, como a utilização para novas receitas ou transformá-lo em adubo para os canteiros de plantas.
Entretanto, é ideal que a sua produção seja reduzida. Para isso, é necessário programar bem as compras no supermercado, guardar os alimentos de maneira correta e evitar o consumo em exagero para que não fiquem sobras durante a refeição.
Separe o lixo de acordo com os materiais
Diferente do lixo orgânico, esses materiais não possuem origem animal ou vegetal. Ao iniciar o descarte, separe-os de acordo com os seus materiais: papel, alumínio, vidro, plástico, entre outros.
Em seguida, faça o seu descarte nas lixeiras de reciclagem destinadas ao produto. Confira abaixo a categoria correta de cada lixeira da coleta seletiva, conforme a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama):
- AZUL – Papel e papelão;
- VERMELHO – Plástico;
- VERDE – Vidro;
- AMARELO – Metal;
- PRETO – Madeira;
- MARROM – Lixo orgânico;
- CINZA – Lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível;
- BRANCO – Resíduos de hospitais e serviço de saúde;
- LARANJA – Resíduos perigosos;
- ROXO – Lixo radioativo.
Descarte de eletrônicos somente em pontos específicos
Por se tratar de um material muito utilizado por todos e ter a sua decomposição tóxica, os equipamentos eletrônicos devem ser descartados em pontos de coleta específicos. Escolas, lojas de equipamentos e outros locais que possuam um ponto de coleta específico. Para saber mais, acesse o site da prefeitura de sua cidade.
Higienize as embalagens antes de reciclá-las
Pode ser que leve muito tempo para a embalagem chegar até o centro de reciclagem. Portanto, todos os materiais antes de serem descartados, devem ser higienizados para evitar possíveis contaminações ou proliferação de fungos e bactérias.
Eduque as crianças com ações sustentáveis
Quanto antes começar, melhor poderão ser os resultados. Educar as crianças com assuntos relacionados à sustentabilidade irá facilitar a adaptação e incorporação do tema em suas rotinas, sem sobrecarregá-las, ou seja, os valores relacionados com o cuidado do meio ambiente estarão sempre presentes em suas vidas.
Recicle o Isopor
Composto por 98% de ar e 2% de poliestireno expandido, o EPS Isopor é um material 100% reciclável, já que ele é um tipo de plástico. Muito utilizado para embalagens, tanto de eletrônicos como de alimentos, além de ser uma verdadeira tendência na construção civil, o material deve ser descartado nas lixeiras de plástico ou em pontos de entrega voluntária da Knauf, disponíveis em suas unidades.