A SpaceX , empresa fundada pelo bilionário Elon Musk, sofreu um contratempo nesta quinta-feira (20) durante o teste de seu foguete Starship. O veículo explodiu minutos depois de decolar de uma base de lançamento no Texas, sem conseguir atingir a órbita. Antes do lançamento, Musk já havia alertado que poderiam ser necessárias várias tentativas para que a Starship atingisse o objetivo de alcançar velocidades suficientes para entrar em órbita antes de cair no Oceano Pacífico, próximo ao Havaí. A empresa narrava o lançamento ao vivo através das redes sociais. Logo após a explosão, a SpaceX lamentou o ocorrido e prometeu estudar os erros para fazer novos testes no futuro.
Nave deveria ir à Marte
A nave espacial foi projetada para transportar pessoas e cargas em futuras missões à Lua e Marte, mas a Starship que voou nesta quinta não tinha tripulação.
O carregamento dos propulsores e o abastecimento do foguete começaram às 9h (horário de Brasília) e centenas de pessoas acompanharam os trabalhos em Boca Chica, perto de Brownsville, no Texas. Embora a Starship tenha sido projetada para ser reutilizável, a empresa não tentou fazer um pouso vertical da nave nem recuperar o foguete neste voo de teste.
Essa missão pode abrir caminho para viagens espaciais mais longas, e a SpaceX afirma que a nave será capaz de transportar até 100 pessoas em voos interplanetários e ajudar a criar uma base na Lua.