Desperdício de água: como economizar

A água é um dos maiores bens que temos, sem ela não vivemos e sobrevivemos. Por isso temos que sermos conscientes e não desperdiçar água. Para isso aqui vão algumas dicas para economizar água.

  • Economizar água ao tomar banho

Se em uma residência de quatro moradores, cada um reduzir em um minuto o banho diário, em um mês eles terão economizado água suficiente para lavar todas as roupas da casa no mesmo período. Outras ações que podem diminuir o consumo são instalar redutores de vazão de água, trocar modelos antigos de chuveiros por mais modernos e evitar atividades como fazer a barba, escovar os dentes ou se depilar durante o banho – o indicado aqui é utilizar uma bacia ou um copo d’água.

  • Economizar água com manutenção

Uma torneira que goteja chega a desperdiçar 960 litros de água em um mês. Essa quantidade é próxima da ingerida por uma pessoa durante 1 ano e 3 meses. Fazer a manutenção o mais rápido possível dos encanamentos e metais e ficar atento às infiltrações e aos vazamentos não só economizam água, como também podem diminuir o valor da conta mensal. E sempre confira se a torneira está fechada.

  • Não descongele alimentos em água corrente

Se você utiliza água corrente para descongelar um alimento, é possível que você gaste até 70 litros de água em apenas cinco minutos – a quantidade equivale a mais da metade do consumo diário por pessoa recomendado pela OMS. O ideal é retirar o alimento do freezer com antecedência calculada ou repousar o item em uma bacia com água.

  • Como economizar água na hora de escovar os dentes

Escovar os dentes três vezes ao dia por cinco minutos com a torneira aberta consome de 70 a 125 litros de água – quantidade suficiente para atender às necessidades diárias de uma pessoa. Utilizar um copo d’água durante o processo ajuda na economia.

  • Reaproveite a água em tarefas domésticas

A água do banho, da lavagem de roupas e até a que fica pingando do ar-condicionado podem ser reutilizadas para limpeza doméstica e descargas, ajudando no consumo de água. Para quem quiser recolher a água da chuva, é possível construir uma cisterna na área externa da residência. Mas atenção: tampe bem o recipiente para evitar a proliferação de mosquitos, como o da dengue.

  • Como economizar água ao lavar a louça

O primeiro passo é retirar todas as sobras de comida, com toalha de papel ou até mesmo um guardanapo limpo. Ao deixar a louça sem os restos, ensaboe tudo de uma vez. Após isso, aí sim ligue a torneira e enxágue tudo.

  • Não use a mangueira para lavar o carro

Apesar de ser um hábito comum, lavar o carro com mangueira gasta, em média, 560 litros de água. O mesmo processo feito com um balde para enxágue consome cerca de 50 litros. Atualmente, no mercado, há também diversas opções de produtos de limpeza a seco.

  • Não lave a calçada com mangueira

Não só para economizar, mas também pensando no meio ambiente, outra dica importante é não deixar a mangueira ligada ao lavar a calçada. Use a vassoura, que executa muito bem essa função.

  • Organize o uso da máquina de lavar

Lavar a roupa de forma organizada pode reduzir muito o consumo de água. O ideal é esperar acumular uma quantidade boa de roupa e lavar tudo de uma única vez. As máquinas indicam a capacidade e até recomendam que não seja utilizada com poucas roupas.

  • Utilize o regador para cuidar das plantas

Seja um quintal grande ou no vaso, sempre cuidamos das nossas plantinhas. Mas isso pode cometer um deslize quando a rega de plantas for feita com a mangueira. É importante sempre controlar o uso de água nas plantas, com um regador próprio ou até mesmo uma leiteira para que haja controle da água. Dessa forma você pode economizar até 96 litros de água a cada 10 minutos.