Para manter a mente ligada e utilizar o tempo livre como forma de manter o foco na formação e no conhecimento, escolhemos 25 dos melhores livros para ler durante esse período.
1. Sapiens: Uma breve história da humanidade, de Yuval Harari
Nesse livro, o autor faz um apanhado histórico da humanidade, desde a coexistência do homo sapiens com outras espécies humanas até os avanços tecnológicos e políticos dos dias atuais. O autor faz um misto de história, paleontologia, antropologia e sociologia, que coloca o leitor em contato com diferentes ciências em uma proposta interdisciplinar.
O livro pode fazer com que o estudante tenha uma boa leitura do percurso percorrido pela humanidade ao longo da história. Além disso, algumas questões são postas em debate ou são trazidas para a reflexão.
2. Breves respostas para grandes questões, de Stephen Hawking
O livro é uma coletânea de textos escritos pelo físico e astrônomo Stephen Hawking, que respondem a algumas questões feitas a ele ao longo de sua carreira. Deus existe? Como tudo começou? Podemos prever o futuro? O que há dentro de um buraco negro? A viagem no tempo é possível? Como moldaremos o futuro? São algumas das questões encontrada no livro.
3. O diário de Anne Frank, de Anne Frank
O clássico de Anne Frank, relata o período em que a menina viveu com sua família escondida em um cômodo oculto de um prédio em Amsterdã. Durante os mais de dois anos de invasão, a menina documentou em seu diário os episódios ocorridos com ela e seus familiares durante a segunda guerra.
4. Capitalismo em debate, de Nancy Fraser e Rahel Jaeggi
O livro é um debate entre as autoras Nancy Fraser e Rahel Jaeggi sobre aspectos do mundo contemporâneo.
Os temas giram em torno de questões econômicas, sociais, políticas e ambientais e trazem à luz, a importância de apontar novos caminhos em busca de um ideal de justiça social.
No livro, discute-se a moralização superficial da política, que omite o fundamento comum das opressões de classe e gênero e as autoras apontam para um possível futuro do capitalismo.
5. Estação Carandiru, de Drauzio Varella
O best-seller de Drauzio Varella é uma compilação dos relatos dos presos da Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru). Foram coletados durante o período em que trabalhou como médico voluntário na prevenção de doenças infecciosas dentro do sistema carcerário.
O livro de relatos se encera com o episódio do massacre ocorrido em outubro de 1992, em que 111 presos foram mortos durante uma rebelião, 102 deles pela polícia de São Paulo. O livro deu origem ao filme Carandiru, que conta com a participação de Milton Gonçalves, Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Wagner Moura, entre outros.