Tráfego orgânico é todo o conjunto de visitas geradas para o seu site de maneira espontânea, ou seja, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google, Yahoo! e o Bing. São as visitas que você conquista sem precisar investir em anúncios ou na compra de lista de e-mails. É o que acontece, por exemplo, quando os usuários caem no seu site após fazerem uma pesquisa no Google, sem que você tenha feito qualquer anúncio.
Tenho 7 dicas para ajudar você a alavancar a geração de tráfego. Confira!
1. Foque na sua persona
Entender quem é o seu público-alvo é muito mais eficiente do que se desesperar para colocar seu site na primeira página do Google.
2. Invista em SEO
SEO é a sigla para que Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que ajudam o seu site a ser melhor posicionado em buscadores, como o Google. Textos otimizados, ao lado de conteúdos relevantes, formam a dobradinha perfeita para galgar posições rumo ao topo do Google.
3. Faça um estudo de palavras-chave
figura de chave formada por diversas palavras, seu plano de SEO começa por aqui. Procure criar uma estratégia para as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. E não deixe de usar ferramentas gratuitas, como a minha Ubersuggest, para facilitar a sua pesquisa. As palavras-chave são elas que levam os usuários para o seu site e como eles fazem a pesquisa para chegar até ele.
4. Crie e faça títulos criativos
Escrever uma meta title e meta description com clareza, objetividade, criatividade e uma boa dose de persuasão tende a aumentar suas taxas de cliques.
5. Crie conteúdo relevante
Conhece sua persona, já sabe o que ela está buscando, em que momento da jornada o cliente se encontra. Conteúdo de qualidade é aquele que atrai, engaja, converte e fideliza.
E não se esqueça também que o segredo para aumentar o tráfego orgânico é um só: foco no cliente.
6. Faça estratégias em mídias sociais
Como é nas mídias sociais que os usuários passam a maior parte do tempo, é preciso aproveitar esses canais para conseguir tráfego orgânico. Uma tendência que tenho visto muito é as pessoas trocarem até mesmo portais de notícias pelo feed do Facebook ou do Instagram.
Cada vez mais, usuários preferem descobrir conteúdos por essas redes. Então, sua marca também precisa aproveitar essa oportunidade. Procure fazer posts com link para páginas específicas do seu site e que possam ser compartilhados facilmente.
7. Poste seus conteúdos em outras plataformas
Além de inserir links para o seu site nas redes sociais como, por exemplo, para divulgar conteúdos do seu blog, use também outras plataformas. Tenha em mente que o fato de você levar essas oportunidades de leitura para os usuários facilita muito a vida deles.
Dessa maneira, eles podem encontrar o que precisam sem sair de dentro de seus canais digitais favoritos.