6 dicas para melhorar seu perfil e se destacar no LinkedIn

No mundo profissional de hoje, o LinkedIn é mais do que apenas um repositório de informações sobre sua carreira. Esta plataforma tornou-se um hub de oportunidades, um espaço para conectar, compartilhar conhecimento e alcançar objetivos de carreira. É aqui que você pode se destacar, não apenas durante a procura de emprego, mas também aumentando sua presença online, construindo uma marca pessoal forte e expandindo seu alcance em sua área. Neste artigo vamos explorar como ir além do óbvio no LinkedIn, revelando estratégias e dicas para usar a rede social de forma eficaz e alcançar seus objetivos de carreira.
LinkedIn além do curriculo
Luciane Borges, especialista e coach do LinkedIn, afirma que as redes sociais não são e nem devem ser uma cópia do currículo. É uma plataforma de networking, conhecimento, vínculo profissional, recrutamento e diversas formas de aproveitar oportunidades de carreira e negócios. Graças ao LinkedIn, explica o especialista, é possível procurar, por exemplo, mudar de emprego, criar influência, construir uma marca pessoal, avançar e desenvolver uma carreira no estrangeiro.
“O LinkedIn é o melhor ambiente online e é recomendado para qualquer pessoa, em qualquer fase da sua carreira, que procura impacto profissional, seja para a sua carreira ou para o seu negócio, tanto através de desempenho e conquistas como também de desenvolvimento de carreira. Não é apenas para executivos e executivos, mas para todos que buscam crescimento na carreira e desejam se tornar influentes em suas áreas. É uma porta de entrada para ajudá-lo a desenvolver sua imagem e reputação ao longo de sua carreira, e não apenas para encontrar um novo emprego”, enfatizou. Carol Dostal,
LinkedIn e especialista em marketing digital, explica que uma rede social profissional é um grande banco de dados e busca que, ao longo do tempo, tem a capacidade de criar conexões entre coisas e pessoas, permite mais do que apenas ajudar especialistas independentes. Para ela, um bom perfil no LinkedIn é aquele em que o usuário da rede mostra sua essência, o que oferece e o que tem de melhor.
1 – Personalize o seu perfil
Para aqueles que criaram um perfil, os usuários devem se perguntar quais são suas metas, objetivos, interesses profissionais atuais e o que esperam do networking. O perfil deve corresponder às respostas a estas perguntas.
Passando para a parte técnica, Borges explica que existem quatro perfis no LinkedIn: iniciante, intermediário, avançado e campeão. Segundo especialistas, um perfil campeão aumentará em 14 vezes suas chances de ser encontrado nos buscadores.
Para este perfil todos os campos essenciais devem ser preenchidos, portanto o algoritmo do LinkedIn leva isso em consideração. Além disso, é importante fazer bom uso de palavras-chave em todas essas áreas.
2- Chame a atenção dos recrutadores
Embora o que cada recrutador procura no LinkedIn seja relativo, é importante que o perfil tenha um título apelativo, um resumo interessante e cativante, bem como uma fotografia que venda uma imagem credível. Esses são os principais pontos que podem primeiro chamar a atenção do empregador, despertando a curiosidade na leitura do currículo.
Como as empresas, além da experiência e do conhecimento, muitas vezes buscam profissionais que compartilhem de seus valores, é importante que os usuários consigam trazer humanização ao texto que inserem em seus perfis, e não apenas ao Numbers. Portanto, é necessário explicar o que você fez de diferente com o seu conhecimento, evitando “clichês”.
3 – Torne seu currículo mais atrativo, de qualidade e diferente
É importante ter um currículo que seja sistematicamente atraente e atraente para o mercado de trabalho. Atrair significa ter palavras-chave que identifiquem os conhecimentos, talentos, experiência e interesses profissionais do usuário.
Para ser atrativo no mercado de trabalho é interessante utilizar uma história para contar a história, a jornada, descrever as competências e acima de tudo fazer com que as pessoas entendam a solução que o seu talento o usuário pode trazer para a empresa que irá contratar.
Um perfil também é qualificado quando consegue responder às seguintes questões: quem você é, o que faz e como pode ajudar as pessoas que visualizam seu perfil.
Mesmo sem muita experiência profissional é possível ter um perfil interessante. Para isso, é importante inserir o máximo de palavras-chave possíveis nos campos essenciais, descrever detalhadamente todas as atividades que você realiza e, além disso, utilizar a plataforma para construir uma rede, pois isso pode acabar contribuindo para o seu sucesso ao longo do tempo. sua jornada. de carreira.
4- Faça perfis criarem oportunidades
Não adianta apenas criar um perfil e esperar que o sistema faça tudo sozinho, porque não é assim que a plataforma funciona.
Para construir uma reputação nas redes sociais, três pilares são importantes: perfil, conexões e desempenho. Os perfis precisam ser bem montados, com foco no mercado. Além disso, é importante ter uma rede forte de conexões, focada nos objetivos e ações estratégicas dos usuários, baseada em compartilhamentos, comentários, curtidas, buscas de conteúdo e interações com pessoas.
5 – Evitar os principais erros
Os principais erros da plataforma são: não ter um objetivo claro com a rede, criar perfis de cópia de CV, não utilizar palavras-chave, participar de debates polêmicos, não utilizar todas as características da rede , apresenta a imagem de pessoa interessada e desinteressada sem notar que é uma rede, não atua, não interage e se revela na plataforma.
Outro erro a evitar é indicar no título do seu currículo que você está procurando emprego. Usar essa frase não é benéfico para o algoritmo porque não é uma palavra-chave que os recrutadores devam procurar. Você deve sempre deixar no título a ocupação que o usuário possui ou o cargo que procura para que possa ser encontrado.
6 – Revise pontos-chave do seu perfil
  • Fotos: perfis com fotos têm de 7 a 12 vezes mais chances de serem localizados. Nele, o usuário deve transmitir a imagem que o empregador encontrará em uma entrevista ou reunião de negócios. Portanto, evite fotos com óculos escuros, bonés de beisebol, expressões faciais excessivas, fotos em carros, abraços e no tempo livre.
  • Resumo: depois do título, o resumo é o segundo campo mais lido nos perfis da plataforma. Deve ser construído com palavras-chave num estilo mais narrativo, em primeira pessoa, entregando conteúdo que crie impacto, falando sobre metas, objetivos e conquistas. Também é importante que ele crie empatia e engajamento, fornecendo o máximo de informações possíveis para poder contatá-lo.
  • Experiência profissional: esta é a área que provavelmente está mais próxima do CV. É importante que as informações sejam inseridas de forma concisa, além de que o usuário possa demonstrar os talentos que pode trazer ao empregador, o que motivou a contratação de determinada empresa, principais resultados e conquistas. Caso as empresas para as quais o especialista trabalha não sejam bem conhecidas, também deverá ser incluído um parágrafo explicando-as.
  • Formação acadêmica: é importante incluir todas as informações possíveis à disposição do especialista.
  • Recomendações: Sugira habilidades que sejam mais relevantes para os mecanismos de pesquisa. Graças a ele, os usuários podem determinar seu próprio nível e habilidades. Dessa forma, ele mostra o quanto deseja ser reconhecido por todos. A outra opção recomendada é a opção solicitada. Nesse caso, é importante buscar orientação de colegas de profissão, colegas de universidade, ex-chefes, subordinados, clientes, pessoas que já tiveram alguma experiência com usuários de uma forma ou de outra. Esta proposta pode ser decisiva para os empregadores.