5 dicas para desenhar – Iniciante

É normal ter alguma dificuldade com as técnicas de desenho logo no início. Muitas vezes você também não fica satisfeito com as primeiras tentativas e até fica frustrado com elas.
1. Faça exercícios básicos
Começar a desenhar é como aprender a andar de bicicleta. No começo você não se sente seguro, perde o equilíbrio, às vezes você acha que não consegue e até pensa em desistir. Porém, com um pouco de prática e persistência, você começará a entender os movimentos até que se torne algo natural e o medo desapareça. No desenho, esse desenvolvimento é realizado por meio de exercícios básicos. Com lápis e papel você pode começar.
O exercício mais popular para iniciantes é praticar linhas retas e figuras geométricas. Por exemplo, desenhe algumas linhas abaixo das outras e faça o mesmo com círculos, espirais, etc.
Nesse momento, o uso da borracha é opcional. Você pode apagar os traços que não agradaram tanto e tentar aperfeiçoá-los imediatamente; ou não apagar, para comparar com os traços feitos depois de muito treino e perceber a evolução. .
Com o tempo, esse tipo de exercício vai te ajudar a:
  • Entender o melhor jeito de segurar o lápis ou a caneta;
  • Controlar a força e a precisão dos traços;
  • Deixar a mão mais leve para desenhar;
  • Melhorar a coordenação motora.
2. Comece com desenhos simples
Comparar seus desenhos com os de pessoas com muitos anos de experiência não é a melhor atitude para quem está começando a estudar arte.
Entendemos que há ansiedade em aprender a fazer o mesmo que os artistas que admiramos, mas isso é pular etapas e, acima de tudo, é injusto com nós mesmos. Comece com o básico e aproveite o processo!
3. Observando o trem
O divertido de começar a desenhar é que você começa a ver linhas e formas nas coisas. E isso é bom de aprender!
Seja na rua, numa foto ou num desenho, uma boa ideia é observar as linhas, formas, sombras, perspectiva, proporções dos objetos. Ficar atento a esses detalhes vai ajudar muito na hora de transferi-los para o papel e assim melhorar sua técnica de desenho.
4. Utilize referências
Na Artools valorizamos verdadeiramente o estilo único de cada artista. Mas se você está dando os primeiros passos, uma boa dica é se inspirar nos designs de outras pessoas. Usar materiais de referência faz parte do aprendizado. É assim que você entende as técnicas de desenho utilizadas, imagina o processo criativo dos designers, observa os estilos e assim cria o seu próprio…
O Pinterest é um lugar ótimo para buscar referências. Por exemplo, se quiser desenhar um leão, basta digitar na busca: “desenhar leão”. Irão aparecer alguns trabalhos de outros artistas, e você poderá salvar os que mais gostar em uma pasta da rede social, mantendo tudo organizado. Confira Artols Pinterest. Você pode encontrar inspiração lá.
5. Seja consistente nos estudos
Sabe quando você não escreve com caneta há algum tempo e de repente precisa usá-la para escrever uma redação longa? Está ficando estranho, não é? Escrever também é diferente, as mãos doem, as letras ficam tortas…
Desenhar é a mesma coisa. Se você não praticar por muito tempo, suas mãos vão se acostumar e seus movimentos de rebatida não serão mais tão precisos como antes. Tente fazer pelo menos uma imagem por dia. Isso ajuda a melhorar sua técnica e também proporciona um momento de relaxamento em sua rotina.