A lua está entre os corpos celestes mais pesquisados. O nosso satélite natural foi o único corpo do sistema solar onde os humanos já pisaram. Mesmo que já tenhamos ido até ela, várias questões ainda não são conhecidas sobre a lua e várias dúvidas ainda existem. Uma delas, você pode nunca ter se perguntado ou parado para pensar, mas será que a lua tem dono?
Essa dúvida é pertinente, visto que a nossa história é marcada por disputas territoriais que tiveram como consequência guerras terríveis e devastadoras. E conforme a exploração espacial cresce e mais países mandam suas sondas e foguetes para fora da Terra, as disputas que estamos acostumados a ver em nosso planeta podem migrar para o espaço.
No caso da lua, em específico, o único país que conseguiu mandar humanos para lá foi os EUA. Mas será que isso os faz donos do nosso satélite natural? A resposta é não! Mesmo que a bandeira do país esteja fincada na lua, isso não faz o país ser dono dela.
Na realidade, vários países já enviaram sondas para fazerem missões nesse corpo celeste, sendo algumas delas colaborações entre várias nações. Isso mostra que, mesmo que os EUA tenham sido o único país a mandar pessoas para lá, vários outros já exploraram a lua.
Engana-se quem acredita que essa preocupação sobre os direitos territoriais na exploração espacial começou por agora. Ela já existe desde 1957, quando a Rússia colocou seu primeiro satélite em órbita. Desde essa época, várias discussões aconteceram até que em 1967 foi criado o Tratado do Espaço Sideral (OST).