Um deserto de sal ou salar é uma área que, por conta de milhares de anos de evaporação, ficou completamente tomada de sal. Dessa forma, salares são formações naturais de lagos, que podem ser temporários, que reúnem diversos sedimentos, como cloretos, sulfatos, nitratos e boratos. A concentração de sal nessas regiões é tamanha que, após milhares de anos, a água presente evaporou rapidamente, deixando apenas os sedimentos salinos
Ao redor do mundo, existem vários desertos de sal, que formam uma paisagem surreal. O maior salar do mundo, por exemplo, está localizado na Bolívia, intitulado Salar de Uyuni. Com mais de 10 mil km² e a aproximadamente 3656 m acima do nível do mar, é também o único ponto natural da Terra que pode ser visto do espaço. Em 1969, foi guia para os astronautas do Apollo 11, que chegaram a acreditar que se tratava de uma geleira.
O deserto fica a 600 km de La Paz, capital da Bolívia, figurando como um dos principais destinos turísticos da América do Sul. Entre os meses de novembro e março, o deserto recebe o período das chuvas. A água forma uma camada fina no chão, fazendo com que ele se confunda com o céu, se assemelhando a um grandioso espelho.
Para conhecer o deserto de sal, o recomendado é contratar um guia especializado da região. A viagem se inicia na pequena cidade de Uyuni, mas também é possível acessar o salar por meio de São Pedro do Atacama, no Chile. O trajeto em direção ao mar de sal se estende por quatro dias e costuma iniciar no Cemitério de Trens: o lugar reserva as carcaças de vagões abandonados, deixados por empresas que queriam explorar o entorno.