Novo estilo: Quiet Luxury

O “quiet luxury” chegou ao mercado da moda depois de passar pelo mercado de luxo, com marcas focadas em atender apenas os milionários, que nem sempre gostam de ostentar tanto. Com isso, o que temos são peças com estética mais luxuosa, mas muito mais minimalistas do que vimos até alguns anos atrás, que possuiam marcas estampadas em todas as peças.

O que é a moda Quiet Luxury?

O conceito de “quite luxury” na moda refere-se a peças que remetem ao luxo e a sofisticação de maneira discreta, sem ostentação e exageros.

É visto como o oposto da tendência de mostrar e salientar sempre a marca. Com isso, o foco fica mais na qualidade e no visual da peça em si, do que explorar o logo.

E para demonstrar o luxo sem mostrar a marca, as peças consideradas de “quiet luxury” são bem-cortadas e de alta qualidade, feitas com materiais mais luxuosos, como seda, cashmere, couro e tecidos finos.

Para salientar ainda mais o luxo e a exclusividade, também prestam muita atenção aos detalhes e a produção da peça, que geralmente conta com trabalhos manuais e acabamentos refinados e exclusivos.

Como surgiu a tendência do Quiet Luxury?

Depois de alguns anos com a ostentação de marcas, logotipos em destaque, monogramas com repetição e nomes cada vez maiores nas peças, o “luxo silencioso” chega quase como uma respostas a todo esse momento de “exagero”.

E isso tanto para o mercado de luxo em si quanto para o da moda, que absorveu essa ideia ao começar a destacar peças mais simples, mas com maior qualidade, além de cortes tradicionais e minimalistas nas peças.

Além disso, os conceitos de minimalismo e valorização da qualidade em vez da quantidade (que também se relaciona com a moda sustentável) fez com que as pessoas buscassem por peças que não saiam da moda, o que é uma característica da alfaiataria, dos tons mais neutros e caimentos tradicionais.

O guarda-roupa quiet luxury prioriza aquelas peças mais minimalistas e básicas, mas super atemporais e versáteis.

As principais características encontradas em um guarda-roupa quite luxury são:

  • design minimalista e discreto;
  • atenção aos detalhes, como costuras, bolsos e botões;
  • cores neutras e suaves;
  • atemporalidade;
  • versatilidade.