Quanto custa o crânio de tiranossauro rex?

Sempre que o assunto é dinossauros vários fatores entram em pauta, especialmente por conta da curiosidade dos cientistas para saber sobre esses animais. Contudo, não são apenas cientistas e pesquisadores que tem essa curiosidade. Muitas pessoas são amantes de dinossauros e sempre quiseram ter um crânio de tiranossauro rex em casa. A boa notícia é que agora eles podem, pelo menos uma pessoa, no caso.

Isso porque um crânio de tiranossauro está sendo leiloado, e quem quiser ser o dono dele terá que desembolsar entre 15 a 20 milhões de dólares, cerca de 77,9 a 103,9 milhões de reais. Essa é a quantia estabelecida pela casa de leilão Sothebys, que leiloará o objeto em dezembro.

Esse crânio chamado Maximus, tem cerca de 2 metros de altura e pesa mais de 90 quilos. O fóssil está extremamente bem conservado e tem até os ossos pequenos e mais delicados, como por exemplo, os dentes da mandíbula. Contudo, diferente do crânio, o resto do corpo desse tiranossauro foi desgastado pela erosão.

“Sem o trabalho de paleontólogos de campo experientes que coletaram e preservaram cuidadosamente este crânio, ele pode ter se desgastado e perdido para a ciência para sempre”, disse Henry Galiano, consultor da casa de leilão.

O tiranossauro rex foi encontrado na formação Hell Creek, no estado da Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Essa região é bastante conhecida por ser um lugar onde mais se tem descobertas a respeito de tiranossauros no mundo. Nesse lugar também podem ser encontradas outras espécies do período Cretáceo, que acabou 66 milhões de anos atrás. Seu fim se deu com a extinção dos dinossauros, como o  triceratops, edmontosaurus e ankylosaurus.