Para facilitar a compreensão, vamos começar com uma analogia bastante utilizada na explicação desses conceitos do universo da eletricidade:
Imagine muitos elétrons passando de átomo em átomo e formando uma corrente elétrica, como se fosse um rio. A partir de agora sua missão é construir um moinho nesse rio. Primeiro passo, instalá-lo perto de uma cachoeira e dependendo do tamanho da cachoeira a força da água será mais forte ou fraca.
Esse fator que influencia na movimentação das águas, podemos fazer uma relação com a diferença de potencial elétrico – chamada tensão – que faz com que os elétrons se desloquem na corrente elétrica. A tensão é medida em Volts (V).
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o volume de água que vai passar pelo rio, que corresponde a quantidade elétrons da corrente. O número de elétrons passando em determinado tempo é denominado Ampere (A).
E, por fim, o tamanho do moinho vai determinar a eficiência do resultado da sua máquina. De acordo com o objetivo da construção, você vai precisar de mais força ou menos força. Podemos comparar o quesito eficiência com o Watt (W).
Ou seja, o Watt representa a velocidade com que transformamos o movimento dos elétrons em alguma coisa produtiva – o objetivo do seu “moinho”, que pode ser gerar energia para acender uma lâmpada.
Com certeza, depois dessa história ficou muito mais fácil entender os conceitos básicos relacionados à eletricidade.