Com certeza você já percebeu que no inverno ou em dias chuvosos algumas portas de madeira “incham”. E certamente também já ouviu alguma mulher reclamar de que em dias de chuva o cabelo não fica bom.
Apesar de serem situações completamente diferentes, estes fenômenos ocorrem por causa de um fator em comum que pouca gente conhece. Estamos falando de higroscopia, uma característica presente na madeira e no cabelo humano.
Isso faz com que a madeira aumente e diminua de tamanho de acordo com a umidade relativa do ar. Ou seja, a madeira absorve ou libera água para entrar em equilíbrio com o ambiente externo e sofre alterações em seu tamanho e formato.
O cabelo também é higroscópico, ele entra em equilíbrio com a umidade do ar. Quando o ar está muito úmido, ele absorve água; quando está seco ele perde.
É o que explica o pesquisador do Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro, Varlone Martins. Ele trabalha na área de Secagem do Laboratório, que estuda métodos e técnicas para secar madeira de acordo com a espécie da árvore, o uso final e o local onde ela vai ser utilizada.
Problemas
Devido à grande variação de umidade em determinadas regiões do Brasil, problemas com empenamentos ou rachaduras de madeira podem ocorrer. Se isso acontece por aí, provavelmente é porque a madeira não passou pela secagem correta que deveria estabilizar o máximo possível suas dimensões antes de utilizá-la.
Márcia Helena Marques, também pesquisadora do LPF, conta que se um móvel for feito com uma madeira úmida, essa madeira vai continuar secando ao longo do tempo e o móvel poderá rachar ou empenar.